Na manhã desta terça-feira (26), o secretário de Desenvolvimento Rural de Pinhalzinho, Michael Krieser, participou do programa Radar na RCO e destacou os trabalhos da pasta voltados à infraestrutura do interior do município, com foco especial na construção e substituição de pontes.
Segundo Krieser, nos últimos oito anos, cerca de 12 pontes novas foram construídas, mas ainda existem mais de sete pontes de madeira em uso. O secretário detalhou que a substituição é necessária devido à durabilidade limitada da madeira de eucalipto utilizada atualmente, que exige manutenção constante, ao contrário das vigas de madeiras nativas usadas anteriormente.
“A nossa meta é, nos próximos quatro anos, substituir todas as pontes de madeira por estruturas de concreto, com a realização de duas pontes por ano. Se não houver cuidado, em cinco ou seis anos é preciso trocar todas as vigas”, explicou.
Entre os projetos em andamento, está a instalação de dois kits de transposição, incluindo uma ponte na Linha Santa Lúcia, que recentemente cedeu devido ao tempo de construção, e outra na linha Volta Grande. Além disso, serão construídas cabeceiras de cortina de concreto em todas as novas estruturas.
Krieser ressaltou que a modernização das pontes não apenas aumenta a segurança e durabilidade das vias, mas também facilita o escoamento da produção agrícola, uma prioridade para o desenvolvimento rural do município.