
O Comitê Municipal de Atenção a Migrantes e Refugiados (COMIRE), em parceria com a Assistência Social de Pinhalzinho, está convidando todos os imigrantes, refugiados e interessados para o 2º Encontro Municipal de Imigrantes. O evento será realizado no dia 18 de outubro de 2025, a partir das 14h, no Salão Paroquial, anexo à Igreja Matriz.
O objetivo principal do encontro é apresentar ações e serviços desenvolvidos pelo município, fortalecer o atendimento à população imigrante e promover um ambiente de diálogo e troca de experiências entre os diversos setores da comunidade. A programação inclui discussões sobre a legislação trabalhista, orientações sobre a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), combate à violência doméstica e questões relacionadas à saúde e bem-estar.
Além disso, haverá transporte gratuito para facilitar a participação de todos. A saída será às 13h15 de pontos estratégicos, como Bairro Primavera (ponto Ireja), Bairro Maria Terezinha (Unidade de Saúde) e Bairro Bela Vista (Caps).
O evento contará com atividades também voltadas para as crianças, garantindo que toda a família possa participar e aproveitar o encontro.

O número de imigrantes que residem em Pinhalzinho vem crescendo a cada ano. Em 2024 os números da assistência social já registram 1.511 imigrados na Capital da Amizade, sendo que destes, 1.357 são venezuelanos. Os dados representam que cerca de 7% da população do município é oriunda de outros países.
Em 2019 a realidade era completamente diferente, na época a Capital da Amizade tinha apenas 10 venezuelanos. No ano seguinte o número subiu para 82. Em 2021 chegaram mais 200. Em 2022 eram 645 imigrantes da Venezuela, número que subiu para 1.123 em 2023, chegando aos dados atuais no mês de junho deste ano.