
Quando o aluno deixa de frequentar as aulas e abandona a escola — continua sendo um problema. O número de casos preocupa. As causas variam de acordo com a idade do estudante. No Ensino Médio, a falta de interesse se torna mais evidente. Isso faz com que muitos percam a motivação para continuar os estudos.
Outro fator importante é a situação financeira das famílias. Muitos adolescentes deixam o ambiente de ensino para ajudar os pais ou conseguir uma renda própria. Alguns tentam conciliar estudo e trabalho, mas quando não conseguem, acabam optando pelo emprego.
Além disso, problemas como bullying, baixa autoestima e dificuldades de socialização também pesam na decisão dos jovens de sair do colégio. A promotora de Justiça, Daniela Alencar, alerta para as consequências e punições aos responsáveis e destaca que os municípios de Pinhalzinho, Saudades e Nova Erechim, apresentam índices elevados de evasão escolar.
Punições: O Código Penal prevê pena de detenção de quinze dias a um mês ou multa para quem deixar de prover a educação do filho, sem justa causa. Em último caso, a falta de cumprimento dos deveres de educação pode levar à perda do poder familiar.
Consequências para o aluno: Dificuldade em encontrar empregos bem remunerados, menor estabilidade profissional e satisfação no trabalho.