
Pinhalzinho deu início à Semana Farroupilha nesta sexta-feira (19), com a abertura oficial das festividades no CTG Porteira do Pinhal. Este ano, os eventos ocorrem no galpão da entidade, no espaço junto ao parque da Efacip, enquanto a nova sede campeira está em construção.
A movimentação começou ainda pela manhã com o tradicional Café de Chaleira, que será repetido no sábado, junto do Braseiro Livre, onde o público pode assar sua carne. A programação também inclui apresentações musicais, e no domingo, às 10h, será realizada a Missa Crioula.
Em entrevista, o patrão Marino Rambo destacou a importância da participação da comunidade e dos sócios. Rambo ainda reforçou que a vivência da tradição gaúcha vai muito além da indumentária típica
“Não importa se você não tem pilcha. Ser gaúcho é vivenciar os usos, costumes e valores da nossa cultura. Nosso CTG agrega pessoas de todas as idades, crianças, jovens, adultos, pais, avós e bisavós, unidos para celebrar nossa tradição. O convite é para todos participarem e se sentirem parte desse momento”, concluiu.

A noite da sexta-feira (19) contou com a chegada da Chama Crioula, na qual cavaleiros do CTG foram buscar em Chapecó e trouxeram até o Pinhalzinho. A noite especial, realizada no CTG, contou com o encontro de lideranças e também homenagens.

Gilson Aguiar, um dos percursores da Semana Farroupilha em Pinhalzinho, no qual trabalhou na RCO e hoje é cantor, foi homenageado por sua trajetória e o legado deixado no tradicionalismo da cidade.

O evento segue com programação durante todo o final de semana, promovendo a cultura gaúcha e fortalecendo os laços comunitários em Pinhalzinho.