
A gestão do governador Cláudio Castro (PL) alcançou seu melhor índice de aprovação desde 2022, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1º). O levantamento mostra que 40% dos moradores do Rio de Janeiro e da região metropolitana consideram o trabalho do governador ótimo ou bom.
Por outro lado, a reprovação também atingiu o maior patamar no mesmo período: 34% dos entrevistados classificaram a gestão como ruim ou péssima. Outros 23% disseram que o governo é regular.
Na última pesquisa antes das eleições de 2022, em 29 de setembro daquele ano, a administração de Castro registrava 31% de avaliação positiva, 25% negativa e 37% de aprovação regular.
O novo levantamento foi feito após a megaoperação conjunta das polícias Civil e Militar nos complexos da Penha e do Alemão, realizada na última terça-feira (28), que resultou na morte de 121 pessoas. O Datafolha indica que 37% dos entrevistados consideram a gestão da segurança pública ótima ou boa, enquanto 25% avaliam como regular e 37% como péssima.
Em relação à operação policial, 48% dos participantes consideraram que ela foi “muito bem executada”. Para 21%, a ação teve uma execução regular, com falhas, e 24% afirmaram que foi mal conduzida. Além disso, 57% disseram concordar com a declaração de Castro de que a operação foi um sucesso, enquanto 39% discordam totalmente.
O levantamento ouviu 626 pessoas com 16 anos ou mais por telefone nos dias 30 e 31 de outubro, na capital e na região metropolitana. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Na cidade do Rio, a aprovação do governador é menor, de 30%, enquanto nas demais cidades da região metropolitana chega a 51%. A reprovação é de 39% na capital e 28% nas cidades do entorno.