SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
27
27ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Política

Câmara aprova urgência para projeto que concede anistia a envolvidos nos atos de 8 de janeiro

Requerimento recebeu 311 votos favoráveis; proposta poderá ser votada diretamente em plenário sem passar por comissões

Felipe EduardoPor Felipe Eduardo
18/09/2025 09:34Atualizado há cerca de 11 horas
WhatsappFacebook
Câmara aprova urgência para projeto que concede anistia a envolvidos nos atos de 8 de janeiro
Câmara aprova urgência para projeto de anistia a golpistas (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (17), o requerimento de urgência do Projeto de Lei (PL) 2162/2023, que prevê anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A medida recebeu 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções.

O resultado foi comemorado por parlamentares defensores do projeto, enquanto deputados contrários reagiram com gritos de “sem anistia” antes do fim da votação. A decisão de pautar o tema foi tomada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), após reunião com líderes partidários no início do dia.

Com a aprovação da urgência, a tramitação do projeto é acelerada, dispensando a análise em comissões e permitindo que a matéria seja votada diretamente em plenário a qualquer momento. Após o anúncio do resultado, Motta defendeu que a proposta busca “pacificar o país”.

Publicidade

"O Brasil precisa de pacificação. Não se trata de apagar o passado, mas de permitir que o presente seja reconciliado e o futuro construído em bases de diálogo e respeito. Há temas urgentes à frente e o país precisa andar", afirmou.

O presidente da Câmara também informou que designará nesta quinta-feira (18) um relator para elaborar um texto substitutivo que busque apoio da maioria dos deputados. O projeto, de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), concede anistia “aos participantes das manifestações reivindicatórias de motivação política ocorridas entre 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor da lei”.

Parlamentares aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro defendem que a anistia também alcance o próprio, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 27 anos de prisão na semana passada, em julgamento relacionado aos ataques às sedes dos Três Poderes.