Um novo projeto está nascendo em Santa Catarina com foco no desenvolvimento econômico, valorização da agricultura e fortalecimento do turismo regional, a Rota das Oliveiras. A iniciativa foi apresentada pelo deputado Altair Silva (PP) recentemente e visa integrar sete municípios com grande potencial na produção de azeitonas e azeites de qualidade, sendo eles Guaraciaba, Campo Erê, Vargem Bonita, Iomerê, Ibiam, Campos Novos e Rancho Queimado.
O parlamentar, entusiasta do projeto, destacou a importância da proposta em tramitação na Assembleia Legislativa.
“Estamos trabalhando na aprovação de um projeto de lei denominando a Rota das Oliveiras. É das oliveiras que são produzidas a azeitona, que dá origem ao azeite de oliva e também à conserva que todos consumimos. Um produto de grande valor agregado”.
Inspirada em modelos bem-sucedidos da Europa especialmente da Espanha e Portugal, onde as rotas das oliveiras são consolidadas a proposta catarinense busca promover o agroturismo, a gastronomia regional e a geração de emprego e renda no interior do estado.
O parlamentar também ressaltou o crescimento da produção de azeite de oliva em Santa Catarina, comparando o avanço atual ao sucesso já alcançado com os vinhos de altitude.
“Já temos crescido muito na produção de vinhos, principalmente os vinhos de altitude. E agora estamos crescendo também com a produção de azeitona através das oliveiras. A criação da Rota das Oliveiras vai apoiar os produtores e estimular uma cadeia produtiva que pode gerar muito desenvolvimento econômico”.
Com foco no turismo rural e no fortalecimento da identidade produtiva regional, a Rota das Oliveiras promete ser mais um diferencial para o estado de Santa Catarina, unindo tradição, inovação e sustentabilidade.