SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
22
22ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Política

Deputado propõe Rota das Oliveiras para fortalecer economia rural em SC

Iniciativa valoriza municípios com potencial na produção de azeite de oliva e promete fortalecer o agroturismo e a geração de renda no interior

Felipe EduardoPor Felipe Eduardo
08/09/2025 19:32Atualizado há 1 dia
WhatsappFacebook
Deputado propõe Rota das Oliveiras para fortalecer economia rural em SC
Santa Catarina ldeve contar em breve com a Rota das Oliveiras (Foto: Nilson Teixeira/Epagri)

Um novo projeto está nascendo em Santa Catarina com foco no desenvolvimento econômico, valorização da agricultura e fortalecimento do turismo regional, a Rota das Oliveiras. A iniciativa foi apresentada pelo deputado Altair Silva (PP) recentemente e visa integrar sete municípios com grande potencial na produção de azeitonas e azeites de qualidade, sendo eles Guaraciaba, Campo Erê, Vargem Bonita, Iomerê, Ibiam, Campos Novos e Rancho Queimado.

O parlamentar, entusiasta do projeto, destacou a importância da proposta em tramitação na Assembleia Legislativa.

“Estamos trabalhando na aprovação de um projeto de lei denominando a Rota das Oliveiras. É das oliveiras que são produzidas a azeitona, que dá origem ao azeite de oliva e também à conserva que todos consumimos. Um produto de grande valor agregado”.

Inspirada em modelos bem-sucedidos da Europa especialmente da Espanha e Portugal, onde as rotas das oliveiras são consolidadas a proposta catarinense busca promover o agroturismo, a gastronomia regional e a geração de emprego e renda no interior do estado.

Publicidade

O parlamentar também ressaltou o crescimento da produção de azeite de oliva em Santa Catarina, comparando o avanço atual ao sucesso já alcançado com os vinhos de altitude.

“Já temos crescido muito na produção de vinhos, principalmente os vinhos de altitude. E agora estamos crescendo também com a produção de azeitona através das oliveiras. A criação da Rota das Oliveiras vai apoiar os produtores e estimular uma cadeia produtiva que pode gerar muito desenvolvimento econômico”.

Altair Silva é um dos entusistas da Rota das Oliveiras em SC (Foto: Alesc)

Com foco no turismo rural e no fortalecimento da identidade produtiva regional, a Rota das Oliveiras promete ser mais um diferencial para o estado de Santa Catarina, unindo tradição, inovação e sustentabilidade.