
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou, na noite desta segunda-feira (10), uma sessão especial em celebração aos 50 anos da Embrapa Suínos e Aves. A solenidade, realizada no Plenário da Alesc, destacou o papel essencial da instituição de Concórdia no avanço da pesquisa, da inovação e da tecnologia que impulsionam o agronegócio catarinense e brasileiro.
O autor da homenagem foi o deputado Altair Silva (PP), presidente da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Ele ressaltou o impacto direto da Embrapa no crescimento das principais cadeias produtivas do estado.
“A Embrapa tem um papel muito importante no desenvolvimento do agro catarinense. A suinocultura e a avicultura, que são os principais produtos de exportação do estado, passam pelo trabalho que a Embrapa desenvolveu ao longo desses 50 anos […] Por isso, aos seus 50 anos, recebe uma justa homenagem por todo o trabalho que está fazendo”.
O deputado Neodi Saretta (PT) reforçou o reconhecimento ao afirmar que a instituição está na vanguarda da pesquisa agrícola, contribuindo para produtividade, sustentabilidade e competitividade. Segundo ele, a atuação da Embrapa transformou a vida de agricultores e fortaleceu a economia nacional.
“Creio que o que se faz hoje nos 50 anos da Embrapa Suínos e Aves é um mínimo que Santa Catarina pode fazer para o reconhecimento desta empresa tão importante para o Brasil e para o nosso estado".
Fundada em 1975, a Embrapa Suínos e Aves desempenhou papel decisivo no avanço das cadeias produtivas de suínos e aves, com contribuições que vão do melhoramento genético à sanidade animal, passando pela nutrição e capacitação de profissionais do setor.
A sessão também homenageou instituições e personalidades que colaboraram com a trajetória da unidade da Embrapa ao longo de suas cinco décadas. O reconhecimento contemplou entidades representativas, órgãos públicos e lideranças empresariais ligadas ao desenvolvimento agropecuário.
O Presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, foi um dos homenageados (Foto: Bruno Collaço/Agência AL)
Arno Pandolfo, presidente da Cooper itaipu e da Fecoagro, também foi homenageado (Foto: Bruno Collaço/Agência AL)O chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Luis Krabbe, agradeceu a homenagem e destacou a evolução da produção no país.
“É um momento muito especial, são 50 anos de uma trajetória intensa, de um começo em que a avicultura e a suinocultura eram muito pouco tecnificadas, e hoje nós chegamos a uma situação em que o Brasil […] é uma liderança mundial na produção de proteína de suínos e aves".
Krabbe também comentou os desafios atuais da instituição.
“Faz-se gestão com pessoas, com processos gerando produtos importantes para a sociedade. Pessoas motivadas, qualificadas — esse é um patrimônio que nós temos muito na Embrapa […] O desafio maior também é essa questão das informações, que fluem numa velocidade impressionante, e a gente poder fazer parte disso sistematicamente”.
A sessão especial encerrou reforçando o legado da Embrapa e a importância de seguir inovando para enfrentar os desafios futuros do agronegócio brasileiro.