O Governo de Santa Catarina divulgou nesta semana a lista final dos municípios contemplados com recursos do Pet Levado a Sério, o maior projeto de castração de cães e gatos do país. A iniciativa tem como foco a promoção do bem-estar animal, além de prevenir e reduzir casos de abandono, maus-tratos e doenças.
No total, serão investidos mais de R$17 milhões para a realização de mais de 80 mil castrações em 273 cidades catarinenses. O projeto também prevê a oferta de capacitações técnicas aos municípios, ação que já está em andamento pela Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) Estadual.
Coordenado pela Dibea, que integra a Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), o programa exige que os municípios apresentem os resultados dos procedimentos licitatórios para contratação dos serviços de castração. Após a análise e validação da documentação pela Semae, as cidades firmarão os termos para receberem os recursos.
Além das castrações, o Pet Levado a Sério oferece apoio técnico e capacitação para a execução de ações de educação voltadas à guarda responsável e à formação de agentes públicos, garantindo a efetividade das políticas de proteção animal. Para o governador Jorginho Mello, a iniciativa representa um marco na política de defesa dos animais em Santa Catarina.
“Política pública de defesa dos animais se faz com investimento de verdade, e o Estado nunca havia investido, de fato, nessa causa. Com o Pet Levado a Sério a gente constrói um legado que valoriza e respeita o bem-estar dos animais e a saúde pública”, afirmou.