O deputado Fabiano da Luz (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) na manhã da quinta-feira (18) para criticar duramente a atuação da Câmara dos Deputados, questionando a tramitação de projetos que, segundo ele, prejudicam o país.
Entre os destaques citados pelo parlamentar estão o Projeto de Lei (PL) 2.162/2023, que concede anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023; a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2021, que amplia a proteção judicial para deputados e senadores; e o retorno do chamado “orçamento secreto”, modalidade de emendas ao orçamento declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por não atender ao critério de transparência.
“Isso é uma falta de respeito para com o povo brasileiro, sem tamanho. Cabe agora ao Senado, ao governo e ao Judiciário pôr ordem na casa e evitar essa maluquice. Inclusive, tem muito candidato catarinense votando nessas pautas que são totalmente contra o povo brasileiro”, afirmou Fabiano durante o pronunciamento.
O deputado destacou ainda que, na sua visão, a Câmara deveria focar em projetos de interesse coletivo, como políticas energéticas, reforma do imposto de renda e segurança pública.
“É uma vergonha nós assistirmos o que está acontecendo no Congresso Nacional. Mudaram totalmente os princípios e valores. O que importa é o que tem preço, não o que tem valor”, criticou.
Fabiano da Luz também censurou uma manobra envolvendo o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), criticando a decisão da deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) de ceder a liderança da Minoria na Câmara a ele, enquanto reside nos Estados Unidos. Para o parlamentar, a ação foi uma forma de preservar o mandato de Eduardo Bolsonaro diante de ausências no Plenário.
“Eles o colocaram como líder da Minoria para proteger o filhinho do papai, para ele ficar lá comendo chocolate, hambúrguer, visitando a Disney e conspirando contra o país”, afirmou.