SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
18
18ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Política

Pesquisa da USP coloca Santa Catarina entre os estados mais transparentes do Brasil

Estado ocupa 4ª posição no levantamento da USP e avança na criação de ecossistema integrado de acesso à informação

Felipe EduardoPor Felipe Eduardo
20/09/2025 11:27Atualizado há 2 dias
WhatsappFacebook
Pesquisa da USP coloca Santa Catarina entre os estados mais transparentes do Brasil
Centro Administrativo do Governo do Estado (Foto: Jonatã Rocha/Secom)

Santa Catarina foi destaque em uma pesquisa realizada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), que avaliou a implementação de boas práticas de transparência pública em todo o país. O estudo, publicado em setembro, coloca o Estado na 4ª posição geral e como o 2º colocado entre os estados no Ranking da Transparência 2023/2024.

A avaliação analisou portais estaduais, de capitais e do Governo Federal, a partir de 44 critérios que somam 408 pontos possíveis. Entre eles, estão detalhamento de gastos públicos, usabilidade, acessibilidade digital, publicação de contratos, relatórios estatísticos da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e integração com redes sociais.

Em relação à edição anterior (2021/2022), quando estava em 5º lugar, Santa Catarina apresentou avanços significativos, especialmente na organização do portal, navegação intuitiva, uso de recursos gráficos e detalhamento das informações orçamentárias. O relatório também destacou a boa experiência de uso de pesquisas com respostas rápidas, média de quatro cliques por quesito e recursos de acessibilidade, como alto contraste e leitores de tela.

Publicidade

Ecossistema de Transparência

O Estado vem investindo na criação de um Ecossistema de Transparência Pública do Poder Executivo, em desenvolvimento pela Controladoria-Geral do Estado (CGE). A proposta é reunir, em uma plataforma única e dinâmica, todos os portais, sites e aplicativos que concentram dados, normas e sistemas do governo. O objetivo é tornar as informações públicas mais acessíveis, padronizadas e contínuas, fortalecendo a abertura de dados, a integridade e a participação social.

Entre as ações já implementadas que reforçam a liderança catarinense, estão:

  • Portal da Transparência, reconhecido como referência nacional;
  • Lei Estadual nº 18.369/2022, que exige a publicação de informações em redes sociais, com links diretos e mecanismos de busca por palavras-chave;
  • Política de Dados Abertos, com o portal dados.sc.gov.br, que disponibiliza informações em formato reutilizável;
  • Integração com serviços digitais, como o aplicativo SC Fácil, que centraliza acesso à Ouvidoria-Geral, ao Portal da Transparência e à própria LAI;
  • Ações conjuntas da CGE com secretarias setoriais, garantindo padronização, clareza e segurança em contratos e serviços públicos.

Transparência como valor público

Para o controlador-geral do Estado, Freibergue Rubem do Nascimento, o resultado confirma que a transparência é prioridade em Santa Catarina.

"Santa Catarina avança além da obrigação legal e assume a transparência como valor público. Nosso compromisso é aproximar a sociedade da gestão, reforçando o controle social e a responsabilidade na aplicação dos recursos. O objetivo do governador Jorginho Mello é assumir a primeira posição entre os estados mais transparentes do país", destaca.