O Governo de Santa Catarina e a Celesc estão conduzindo um dos maiores programas de modernização elétrica da história do Estado. Até agora, 640 quilômetros de rede trifásica já foram concluídos e outros 145 quilômetros estão em execução, fruto de um investimento de R$80 milhões. A meta é chegar a 1.000 quilômetros implantados em diversas regiões catarinenses.
A expansão reforça a confiabilidade no fornecimento de energia, amplia a competitividade da indústria e do agronegócio e beneficia especialmente o Oeste, Planalto Serrano, Planalto Norte e Alto Vale. Para o governador Jorginho Mello, a iniciativa é um marco para o desenvolvimento do Estado.
“Ao levar energia boa, confiável e de qualidade para o campo, estamos criando oportunidades para as famílias, valorizando a nossa produção rural e preservando esse modelo que deu tão certo em Santa Catarina, de um desenvolvimento equilibrado entre todas as regiões”, afirmou.
O presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, destaca que a rede trifásica é essencial para impulsionar tecnologia e desenvolvimento no interior.
“Garantimos que agricultores, empreendedores e indústrias tenham energia segura e de qualidade para crescer”, pontuou.
Com a modernização, produtores rurais podem utilizar equipamentos de ponta, como sistemas de irrigação e resfriamento de leite, além de atender às novas demandas industriais. O programa, que avança em ritmo acelerado, já apresenta resultados expressivos em menos de dois anos, fortalecendo a matriz elétrica catarinense, atraindo empresas, aumentando a produtividade no campo e proporcionando mais qualidade de vida à população.