O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) que se encontrou brevemente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo ele, os dois líderes devem se reunir com mais calma na próxima semana.
Trump destacou que teve “uma química excelente” com Lula. O encontro, de cerca de 20 segundos, ocorreu nos bastidores da Assembleia, onde ambos discursaram em sequência. O governo brasileiro confirmou a reunião.
“Eu estava entrando (no plenário da ONU) e o líder do Brasil estava saindo. Eu o vi, ele me viu, e nos abraçamos. (…) Realmente combinamos de nos encontrar na próxima semana. Não tivemos muito tempo para conversar, tipo uns 20 segundos”, relatou o presidente norte-americano.
De forma descontraída, Trump completou: “Só faço negócios com pessoas de que eu gosto. Quando não gosto deles, não gosto deles. Tivemos uma excelente química por pelo menos uns 39 segundos”.
A fala acontece em um momento de contraste com a relação recente entre os dois países. Desde julho, as tensões aumentaram após Washington impor tarifas de 50% a produtos brasileiros em retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos de prisão pelo crime de golpe de Estado.