
O pequeno Anthoni Machado Kniess Rohden, de apenas 2 meses de idade, recebeu nesta segunda-feira (9) a aplicação do anticorpo monoclonal Nirsevimabe, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. O bebê nasceu prematuro extremo, com 25 semanas de gestação, e integra o grupo prioritário para a imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite e pneumonias em bebês.
A aplicação ocorreu enquanto Anthoni segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade hospitalar. A mãe, Adriana Machado, moradora de Braço do Norte, destacou o acolhimento recebido pela equipe do hospital e a importância da proteção diante da chegada do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios.
O Nirsevimabe foi aplicado por profissionais do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O anticorpo é indicado principalmente para bebês prematuros, crianças com cardiopatias congênitas, doenças pulmonares crônicas e outras condições que aumentam o risco de complicações respiratórias.
Estado reforça importância da imunização
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, acompanhou a aplicação do anticorpo no Hospital Infantil e reforçou a importância da adesão das famílias ao programa.
“Esse anticorpo é fundamental para que possamos proteger os nossos pequenos. Pedimos que os pais de crianças que têm algum tipo de doença associada procurem as unidades básicas de saúde para buscar informações, pois elas são o público-alvo dessa ação. Também lembramos que há vacina para gestantes, que da mesma forma ajuda a proteger essas crianças”, destacou.
Doses começam a ser distribuídas aos municípios
As doses do Nirsevimabe começaram a ser distribuídas na semana passada para diversas regionais de saúde de Santa Catarina. Já receberam o imunizante os municípios das regiões de Mafra, Jaraguá do Sul, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Chapecó, Concórdia, Xanxerê, Araranguá, Tubarão, Criciúma, Itajaí e Blumenau, Joaçaba, Videira, Florianópolis e Joinville.
Quem pode receber o Nirsevimabe
Os municípios serão responsáveis por retirar as doses nas regionais de saúde e organizar a aplicação no público-alvo. Para ter acesso, as famílias devem procurar a unidade de referência do município para obter informações sobre indicação e agendamento.
De acordo com a pasta, crianças prematuras com menos de 36 semanas e 6 dias de gestação fazem parte do grupo elegível para receber o anticorpo.



