A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), em parceria com os municípios, inicia nesta segunda-feira, 6 de outubro, a Estratégia para Atualização da Caderneta de Vacinação de Crianças e Adolescentes menores de 15 anos. A mobilização segue até o fim do mês e contará com o Dia D da Vacinação, marcado para o sábado, 18, quando as unidades de saúde de todo o estado estarão abertas.
O objetivo da campanha é ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção contra diversas doenças imunopreveníveis, como poliomielite, sarampo, febre amarela, coqueluche, meningite e HPV. Durante o período, todas as salas de vacinação dos municípios estarão abertas para avaliar a situação vacinal e aplicar as doses em atraso, conforme o calendário nacional.
Segundo a gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), Arieli Fialho, a iniciativa é uma oportunidade para recuperar coberturas que sofreram queda nos últimos anos.
“A atualização da caderneta é essencial para garantir que nossas crianças e adolescentes estejam devidamente protegidos, evitando o risco de reintrodução e circulação de doenças já controladas”, destacou.
Além das crianças e adolescentes, a campanha também contempla ações de intensificação contra o sarampo para pessoas de 12 meses a 59 anos, incluindo a aplicação da chamada “dose zero” e a busca ativa de não vacinados.
O diretor da DIVE, João Augusto Fuck, reforça que o esforço vai além do público infantil.
“A campanha vai oportunizar a vacinação contra o sarampo e o resgate de não vacinados com a vacina HPV, garantindo que todos os esquemas vacinais estejam em dia”, explicou.
Os municípios catarinenses também terão até dezembro de 2025 para realizar o resgate vacinal contra o HPV na faixa etária de 15 a 19 anos.
A SES orienta pais e responsáveis a procurarem as unidades de saúde com a caderneta de vacinação em mãos, para que os profissionais possam avaliar quais doses precisam ser aplicadas e manter a proteção em dia.