Conferência em Chapecó discute saúde do trabalhador como direito humano
Evento reúne 190 representantes de 61 municípios do Grande Oeste

Chapecó está recebendo nesta terça (13) e quarta-feira (14) a Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da região do Grande Oeste catarinense, como parte da 5ª Conferência Estadual de Saúde dos Trabalhadores.
O evento, que ocorre com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, reúne 190 participantes entre delegados e convidados, vindos de 61 municípios da macrorregião.
Promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina em parceria com o Conselho Estadual de Saúde, a conferência é uma etapa preparatória para o encontro estadual que será realizado entre os dias 24 e 26 de junho, em Florianópolis.
Durante os dois dias de encontro, os delegados discutem e elaboram propostas com foco na garantia da saúde dos trabalhadores, reconhecendo-a como um direito fundamental. As proposições aprovadas nesta etapa serão levadas à conferência estadual, onde serão avaliadas e, posteriormente, algumas serão encaminhadas à etapa nacional, prevista para acontecer em Brasília.
O superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Fábio Gaudenzi, destacou a relevância do evento.
"As conferências de saúde são espaços de avaliação da situação de saúde e a formulação de diretrizes para as políticas públicas em todo o país. Essas conferências macro e regionais auxiliam no debate das conferências municipais e regionais que já ocorreram, aprimorando toda a discussão que é feita para que a gente qualifique as propostas que serão debatidas na nossa conferência estadual", explica ele.