SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
17
17ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Saúde

Estado reforça combate ao Aedes aegypti com novas tecnologias e estratégias integradas

Diretrizes atualizadas ampliam a prevenção e o controle das arboviroses em parceria com os municípios

Felipe EduardoPor Felipe Eduardo
01/09/2025 18:04Atualizado há 14 dias
WhatsappFacebook
Estado reforça combate ao Aedes aegypti com novas tecnologias e estratégias integradas
Mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, Zika e chikungunya (Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com os municípios, está intensificando as ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O objetivo é ampliar a prevenção e o controle das arboviroses por meio da integração de estratégias tradicionais com o uso de novas tecnologias.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) atualizou as Diretrizes Estaduais para a Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas, aprovadas pela Comissão Intergestores Tripartite (CIB) em agosto. O documento propõe a reestruturação do modelo de combate ao vetor, priorizando medidas como estratificação de risco territorial, implantação de ovitrampas para monitoramento entomológico, aplicação da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), uso de Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs), aplicação do biolarvicida Bacillus thuringiensis (Bti) e emprego de adulticidas.

“A integração dessas tecnologias junto às estratégias tradicionais de controle, aliada ao engajamento comunitário, fortalecem as políticas de vigilância, orientam as ações para áreas prioritárias e tornam o monitoramento e o controle entomológico mais eficiente”, destacou João Augusto Fuck, diretor da DIVE.

Entre as inovações previstas, também estão a liberação de mosquitos com a bactéria Wolbachia e a Técnica do Inseto Estéril por Irradiação (TIE), que poderão ser implementadas nos municípios mediante aprovação e fornecimento do Ministério da Saúde.

Publicidade

Apoio constante aos municípios

A SES mantém apoio técnico permanente às cidades catarinenses, com distribuição e aplicação de inseticidas, capacitações, visitas, reuniões técnicas e auxílio na implantação de comitês para análise de óbitos relacionados a zoonoses.

“É importante destacar que a SES continua mobilizada e se preparando para o enfrentamento da doença, mesmo no período de baixa transmissão. Todos precisam ficar atentos e fazer a sua parte: eliminar os criadouros do mosquito, que estão localizados dentro e no entorno dos domicílios”, reforçou o diretor da DIVE.

O Estado segue ampliando sua atuação junto aos municípios com ações integradas de vigilância, mobilização, assistência e comunicação. A adoção de novas tecnologias, como a BRI, representa um avanço decisivo no enfrentamento das arboviroses, fortalecendo a resposta rápida e sustentável das redes de saúde em todo o território catarinense e aumentando a proteção da população.