O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB), em São Miguel do Oeste, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), implantou em setembro o “Corredor da Esperança”. A iniciativa de humanização busca celebrar a conquista de pacientes que passam longos períodos internados na instituição. Desde o início do projeto, quatro pessoas já receberam a homenagem.
Entre elas, está Maria Inês Torres, que deixou o hospital após 36 dias de internação. Além da vitória pela alta médica, Maria Inês destacou a importância do carinho recebido pelas equipes assistenciais e de apoio ao longo do tratamento.
De acordo com a gerente de Enfermagem da Internação Adulto do HRTGB, Dione Klement, ações como essa têm papel fundamental no processo de recuperação.
“Períodos longos de internação exigem muita resiliência por parte do paciente e da família e, muitas vezes, podem culminar em ansiedade e estresse, seja pela distância de casa ou pela incerteza da cura. O apoio psicológico oferecido pela instituição, aliado à atuação humanizada das equipes, ajuda a reduzir riscos e a melhorar a qualidade de vida durante esse processo”, ressalta.
Referência para os municípios do Extremo Oeste Catarinense, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso é administrado pelo Instituto Santé e atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com 92 leitos, moderno Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Emergência 24 horas, além de serviços especializados no atendimento infantil e adulto.