Rádio Centro Oeste

Profissionais da Saúde de SC receberão reajuste e terão novo concurso em 2025

Projeto de lei enviado à Alesc prevê aumento linear, valorização da gratificação de desempenho e revisão da produtividade médica

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
21/05/2025, 12:49
Atualizado há cerca de 20 horas
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Governo de Santa Catarina protocola reajuste de 9% para servidores da Saúde (Foto: Divulgação/SES)Governo de Santa Catarina protocola reajuste de 9% para servidores da Saúde (Foto: Divulgação/SES)

O governo de Santa Catarina protocolou na segunda-feira, 19, na Assembleia Legislativa (Alesc), um projeto de lei que garante um reajuste linear de 9% para todos os servidores da rede estadual de Saúde. A proposta também prevê o aumento progressivo da gratificação por desempenho, que passará dos atuais 70% para 80% já em maio e, posteriormente, para 90% em dezembro deste ano.

Para a categoria médica, além do reajuste linear, está sendo elaborada uma revisão na forma de pagamento por produtividade. A nova sistemática deve ser implementada ainda em 2025, conforme acordo firmado entre o governo e representantes da classe médica.

Construída em consenso com os trabalhadores da Saúde, a proposta foi o primeiro ato oficial do governador Jorginho Mello após sua missão oficial nos Estados Unidos. Segundo o Executivo estadual, o reajuste será quitado em duas parcelas: a primeira na folha de maio e a segunda em dezembro. Caso a votação na Alesc ocorra após o fechamento da folha de pagamento, o valor será pago retroativamente.

Além das medidas salariais, o governador anunciou a realização de um novo concurso público para a área da Saúde, o primeiro em 13 anos. Com edital previsto para 2025, o certame deve abranger diversas especialidades, com o objetivo de reforçar e renovar o quadro de profissionais da rede estadual.

As ações fazem parte de um pacote de valorização dos servidores da Saúde, setor que tem enfrentado desafios históricos relacionados à sobrecarga e déficit de profissionais. O governo espera, com as medidas, melhorar a eficiência do atendimento e a motivação das equipes.

Relacionadas:

Ouça ao vivo