O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, esteve em Chapecó nesta segunda-feira (8) realizando visitas técnicas no Hospital da Criança Augusta Muller Bohner e no Hospital Regional do Oeste (HRO). O objetivo é acompanhar a execução de novos investimentos e a ampliação de serviços e atendimentos na região.
“Temos um planejamento que vem sendo cumprido. Vim aqui acompanhar o andamento e previsões das ações que estão sendo executadas, para trazermos, cada vez mais, saúde para o Oeste. Como o governador Jorginho sempre fala, precisamos recuperar décadas que o Grande e o Extremo Oeste ficaram de lado em relação ao litoral, em estrutura de saúde, seja de leitos ou de especialidades. E é isso que estamos fazendo desde 2023, retomando essa dívida histórica, com o aumento da capacidade de atendimento e estar mais perto dos secretários, das prefeituras e da população”, destacou Demarchi.
No Hospital da Criança, o secretário avaliou os equipamentos existentes e discutiu prioridades de investimento. A licitação para a gestão da unidade está em andamento e, após sua finalização, será iniciada a obra que prevê a ampliação de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a instalação de um novo centro de diagnóstico por imagem e outras melhorias.
Desde que o Estado assumiu a gestão do hospital em novembro de 2023, os investimentos se intensificaram. Este ano, a unidade já ultrapassou a meta de 100 cirurgias eletivas por mês, e a intenção é dobrar esse número.
“Também discutimos melhorias no fluxo de atendimento das crianças de Chapecó e região”, acrescentou o secretário.
Durante a visita ao Hospital Regional do Oeste, Demarchi conferiu o andamento das obras da Emergência, com recursos de R$6 milhões do Governo do Estado. A expectativa é que parte do setor esteja à disposição dos pacientes nos próximos meses.
A unidade também receberá mais 10 leitos de UTI adulto, ampliando a capacidade de cirurgias eletivas, especialmente ortopédicas, beneficiando pacientes da região. Atualmente, o HRO realiza cerca de 1.300 procedimentos cirúrgicos por mês, contra aproximadamente 750 antes da gestão estadual.
“O Hospital Regional do Oeste avançou desde maio de 2024, com a abertura de 10 leitos de UTI adulto e cinco pediátricos, novo serviço de cardiologia e cronograma para instalação da ressonância magnética, liberada pelo governador com investimento de cerca de R$ 5 milhões, além das adequações físicas. Esperamos que em breve tenhamos mais notícias boas para Chapecó e toda a região do Grande Oeste”, concluiu Diogo Demarchi.