SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
21
21ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Segurança

Comentário no Instagram gera indenização em São Carlos

Opinião gerou um pedido público de desculpas, além de danos morais

Henrique PauloPor Henrique Paulo
12/09/2025 18:53Atualizado há 1 dia
WhatsappFacebook
Comentário no Instagram gera indenização em São Carlos
Situação aconteceu no Oeste catarinense (Foto: Divulgação)

Um comentário considerado ofensivo feito em uma postagem no Instagram resultou em condenação com pagamento de indenização e obrigação de retratação pública ao autor da declaração. O episódio ocorreu na página “São Carlos Mil Grau”, que publicou fotos de policiais militares e viaturas em frente a uma creche da cidade, destacando a presença das forças de segurança como parte de um trabalho de reforço na proteção de instituições de ensino.

Na oportunidade, um usuário escreveu que os policiais estariam “cuidando as novinhas” — expressão que, em certos contextos, como em músicas de funk, pode ter conotação sexual. A frase gerou indignação, especialmente por ter sido direcionada a agentes que, no momento do registro fotográfico, exerciam atividade oficial.

Um dos policiais presentes na imagem entrou em contato com o autor, solicitando esclarecimentos sobre o teor da mensagem. Apesar da abordagem direta, o homem não respondeu de forma clara e manteve um discurso evasivo. Diante da recusa em esclarecer e do caráter público da postagem, o PM, sentindo-se pessoalmente ofendido e desrespeitado em sua função pública, registrou um boletim de ocorrência.

Publicidade

O caso foi convertido em Termo Circunstanciado de Ocorrência e encaminhado ao Juizado Especial Criminal, onde foi realizada uma audiência de conciliação. Na audiência, ficou acordado que o envolvido deveria publicar um pedido público de desculpas, além de arcar com uma indenização por danos morais.