
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), cumpriu, na manhã de terça-feira (16), quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de São Bernardino e Xaxim. A operação investiga um esquema de fraude em concursos públicos, com indícios de favorecimento a candidatos específicos.
Segundo o MP, a ação, denominada Operação “Ajuste Prévio”, tem como objetivo apreender documentos e outros elementos que possam confirmar irregularidades, garantindo a lisura dos certames e a igualdade de condições entre todos os candidatos.
A investigação teve início a partir de denúncia recebida. Há indícios de que candidatos teriam sido beneficiados em concurso público e processo seletivo realizados em São Bernardino, em 2024, por meio de esquema previamente articulado com a banca organizadora. Alguns dos favorecidos já ocupam cargos públicos, segundo a investigação.
O trabalho também busca identificar todos os envolvidos na fraude, incluindo a empresa responsável pela organização dos certames. A operação conta com apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, garantindo a preservação da cadeia de custódia das evidências coletadas.



