Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Garoto sobrevive a choque de 25 mil volts

Fernando de Barros segue sua recuperação em Florianópolis

Henrique Paulo
Por Henrique Paulo
08/05/2025, 14:06
Atualizado há cerca de 24 horas
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Menino está internado na Capital catarinense (Foto: Divulgação)Menino está internado na Capital catarinense (Foto: Divulgação)

Fernando de Barros, de apenas 8 anos, é considerado um "milagre" pela sua família após sobreviver a um grave acidente ocorrido em março deste ano em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. O menino recebeu um choque elétrico de 25 mil volts ao ser atingido por uma pipa que estava em contato com fios de alta tensão. A tragédia deixou Fernando com 70% do corpo queimado, e, inicialmente, os médicos não deram muitas esperanças de sobrevivência.

A tia e madrinha dele, Francielli Aparecida de Barros, compartilhou detalhes sobre a recuperação de Fernando quase dois meses após o ocorrido. Em suas palavras, "nenhum médico deu chance de vida. Quem estava no local e quem prestou o primeiro socorro ficou em estado de choque com a situação." Francielli, que é técnica de enfermagem, tem acompanhado de perto a evolução do sobrinho e descreve o milagre que é sua recuperação.

O acidente aconteceu no dia 15 de março, quando Fernando saiu de casa para conversar com o pai, que estava na calçada. Na mesma rua, algumas crianças e adultos estavam soltando pipas, quando uma delas ficou presa nos fios de alta tensão e, ao ser puxada, atingiu Fernando. Segundo Francielli, a linha da pipa entrou em contato com o fio elétrico, e Fernando acabou ficando preso, sendo eletrocutado. Ele sofreu um choque de aproximadamente 25 mil volts e foi jogado contra uma carretinha de ferro, onde o fogo também o atingiu.

Os pais de Fernando, desesperados, tentaram de todas as formas retirar o filho da situação, mas também se feriram ao tentar tocá-lo, devido ao risco de serem eletrocutados. Foi então que um vizinho, usando dois pregos fixados em uma madeira longa, conseguiu retirar o fio de cima de Fernando, evitando um mal ainda maior.

Atendimento médico e recuperação

Fernando foi imediatamente levado para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, onde continua internado, mas, felizmente, fora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Apesar de seu estado grave, o menino está superando as expectativas. Ele já passou por diversos procedimentos cirúrgicos, incluindo enxertos, e recentemente foi submetido a um novo enxerto nas costas, que sofreram queimaduras de 4º grau.

 

Relacionadas:

Ouça ao vivo