
Depois de uma recente onda de golpes envolvendo falsos comprovantes de pagamento enviados em formato .zip pelo WhatsApp, novas mensagens maliciosas começaram a circular novamente entre usuários da plataforma. O método é parecido, mas agora os criminosos enviam uma mensagem de saudação, seguida de um arquivo compactado (.zip) e, logo depois, um texto como “Segue a lista para orçamento, obrigado!”.
De acordo com relatos, o objetivo é o mesmo, induzir o usuário a baixar e abrir o arquivo, permitindo que um vírus ou malware infecte o dispositivo. O golpe pode comprometer dados pessoais, senhas, informações bancárias e redes sociais, além de permitir o acesso remoto ao smartphone ou computador da vítima.
A situação é ainda mais preocupante quando o arquivo é baixado pelo WhatsApp Web, já que o impacto pode ser maior em sistemas conectados em rede, afetando outros dispositivos.
Autoridades e especialistas em tecnologia reforçam que é essencial adotar medidas preventivas para evitar ser vítima desse tipo de golpe:
As autoridades reforçam que todo cuidado é pouco — especialmente diante da crescente sofisticação dos golpes virtuais.