SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
21
21ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Segurança

Golpistas usam falso sorteio de supermercados para enganar moradores em Pinhalzinho

Polícia Civil alerta sobre criminosos que clonam aplicativos bancários após contato via mensagens

Felipe EduardoPor Felipe Eduardo
12/09/2025 18:03Atualizado há 1 dia
WhatsappFacebook
Golpistas usam falso sorteio de supermercados para enganar moradores em Pinhalzinho
Polícia Civil alerta para golpes através de sorteios falsos (Foto: Divulgação)

A Delegacia de Polícia da Comarca de Pinhalzinho, através do delegado Éder Matte, emitiu um alerta à população sobre um golpe que vem sendo aplicado de forma recorrente na região nos últimos dias. Apenas nas últimas 48 horas, ao menos dez pessoas procuraram a unidade relatando terem sido vítimas da fraude.

Segundo as investigações, criminosos se passam por representantes de supermercados locais e entram em contato com moradores por aplicativos de mensagens. Para dar aparência de autenticidade, utilizam como foto de perfil imagens que fazem referência visual aos estabelecimentos.

As vítimas são informadas de que teriam sido sorteadas com prêmios em dinheiro, geralmente no valor de R$500,00. Para “receber” o benefício, os golpistas solicitam a realização de chamadas de vídeo ou o envio de códigos recebidos por SMS.

Publicidade

O objetivo real da ação é obter acesso indevido aos dados bancários e clonar aplicativos instalados nos celulares das vítimas, o que permite a subtração de valores ou a prática de outros crimes patrimoniais.

Diante dos casos registrados, a Polícia Civil orienta:

  • Desconfie de mensagens que ofereçam prêmios em dinheiro, principalmente quando houver solicitação de códigos de verificação ou chamadas de vídeo;
  • Nunca forneça dados pessoais ou bancários por aplicativos de mensagens;
  • Evite clicar em links suspeitos ou compartilhar códigos recebidos via SMS;
  • Em caso de dúvida, procure diretamente o estabelecimento citado para confirmar a veracidade das informações.