
O deputado federal Pedro Uczai (PT) criticou com veemência, nesta sexta-feira (31), durante visita ao município de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina, a operação policial realizada no Rio de Janeiro, que resultou em mais de 100 mortes.
Em entrevista, o parlamentar classificou a ação como um “espetáculo político” e questionou a atuação do Estado nas periferias. “Quando o Estado mata tantas pessoas, é preciso perguntar se foi uma ação correta. Quando vai à periferia e mata os pobres, o povo de lá, e não enfrenta o setor financeiro que organiza o crime, é só para espetáculo, fazer política e se promover. É algo abominável”, afirmou.
O deputado também reprovou a postura de um colega de Câmara que pediu aplausos pelo número de mortos durante a operação. “Ver as mães chorando, ver meninos inocentes sendo assassinados e ainda pedir aplausos por isso? Não há dignidade humana”, declarou.
Uczai relatou ainda uma conversa com um parlamentar de direita que é pastor, e que teria lamentado a morte de jovens de sua comunidade durante as ações policiais. “Ele disse: ‘quatro moleques da minha igreja foram mortos, nunca pegaram uma arma na mão. E aí? Só porque estão na comunidade?’”, contou Uczai.