As forças de segurança de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, deflagraram na manhã desta quarta-feira (8) a Operação Adsumus. A ação teve como objetivo cumprir 10 ordens judiciais contra um grupo investigado por crimes como tráfico de drogas, tortura, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa.
Ao todo, foram cumpridos:
4 mandados de prisão preventiva;
1 mandado de internação de adolescente infrator;
5 mandados de busca e apreensão.
Vídeos de tortura
As investigações tiveram início em maio deste ano, após a Polícia Civil identificar um grupo de jovens envolvidos em diversas práticas criminosas. Durante o inquérito, foram localizados vídeos gravados pelos próprios suspeitos que mostram cenas de tortura.
Em um dos registros, a vítima aparece amarrada com as mãos para trás enquanto é espancada com pauladas, facão, socos e chutes. Os agressores chegaram a quebrar os dentes da vítima, que teria uma dívida de drogas com o grupo.
Em outra imagem, a pessoa é jogada ao chão e novamente torturada com uso de arma de fogo, facas e facão, além de tapas no rosto. Os suspeitos alegavam que a vítima teria cometido um furto no bairro.
Já no terceiro caso, um morador foi atingido com diversos golpes de facão. Segundo a Polícia Civil, o medo gerado pelos crimes foi tão grande que todas as vítimas fugiram da cidade.
Prisões e apreensões
Os quatro investigados maiores de idade, todos com 19 anos, já estavam presos no sistema penitenciário de Santa Catarina. O adolescente, de 17 anos, também já estava internado. Durante o cumprimento dos mandados de busca, a polícia apreendeu roupas, chapéus e um dos objetos utilizados nas sessões de tortura.