
O Governo de Santa Catarina lançou a Central Integrada de Emergências, que reúne Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Samu e Polícia Penal. O projeto piloto está em operação há cerca de dois meses na Grande Florianópolis, atendendo mais de 60 mil pessoas com taxa de sucesso de 99,3% nas chamadas.
Segundo o governador Jorginho Mello, o modelo permite atendimento rápido sem que o cidadão precise se preocupar com qual número ligar (190, 192 ou 193).

Além disso, o espaço permitirá liberar policiais e socorristas para atividades operacionais, ao capacitar agentes temporários para as ocorrências. O complexo da Defesa Civil foi escolhido por oferecer estrutura adequada e redundância tecnológica.
Modelo português
O exemplar catarinense foi inspirado em uma iniciativa de Portugal, que passou por maturação tecnológica, processual e cultural. Também foram analisadas experiências de outros estados brasileiros. O local tem potencial futuro de incluir inteligência artificial, georreferenciamento, reconhecimento facial e outras ferramentas para melhorar o suporte ao cidadão.