Santa Catarina alcançou, em agosto de 2025, o menor índice de homicídios dos últimos 18 anos. Foram registrados 33 casos no mês, representando uma redução de 17,5% em comparação a 2024, quando ocorreram 40 ocorrências. Em relação a 2008, início da série histórica, a queda chega a 54,2%.
O governador Jorginho Mello destacou o trabalho das forças de segurança:
“Temos as melhores polícias do Brasil e isso se reflete em resultados cada vez melhores. Nossos policiais já são os mais preparados, e estamos investindo para que também sejam os melhores equipados, com acesso às melhores tecnologias no combate ao crime”.
Segundo dados da Gerência de Estatística e Análise Criminal (GEAC), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), o Estado vem registrando reduções consecutivas desde 2018. Em 2025, no primeiro semestre, Santa Catarina também obteve a menor taxa de homicídios da série histórica para o período, com queda de 20% em relação ao ano anterior.
Entre os municípios que mais se destacaram na redução estão Balneário Rincão, que registrou 100% de queda, São Francisco do Sul (-83%), Itajaí (-70%), Navegantes (-65%) e Balneário Camboriú (-55%).
Apesar de agosto apresentar um número maior que julho, que teve apenas 23 homicídios, o resultado consolida uma tendência histórica de queda. Foi o terceiro mês consecutivo de recordes em 2025.
O secretário de Segurança Pública, coronel Flávio Graff, reforçou a importância do avanço:
“O indicador de homicídios é referência mundial, utilizado pela ONU para medir a violência. Estamos no caminho certo e confirmamos, mais uma vez, Santa Catarina como o Estado mais seguro do país”.