Os números de homicídios registrados em Santa Catarina entre junho e setembro de 2025 representam o melhor resultado para esses meses em quase duas décadas. O levantamento da Diretoria de Inteligência Estratégica (DINE), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), mostra que o Estado mantém uma trajetória consistente de redução da criminalidade, consolidando o primeiro semestre com o menor índice de homicídios já registrado na série histórica.
Encerrando um quadrimestre de resultados inéditos, setembro manteve o mesmo número de homicídios de agosto — 33 casos —, o que representa queda de 17,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 40 crimes.
Em julho, foram registrados 23 homicídios, redução de 24% em comparação ao mesmo mês do ano passado, e junho teve 28 ocorrências, 42% a menos que em 2024.
O governador Jorginho Mello destacou o papel fundamental das forças policiais e da atuação integrada entre as instituições de segurança.
“Com coragem e eficiência, esses homens e mulheres arriscam suas vidas em prol da nossa gente. Santa Catarina é, com muito orgulho, o Estado mais seguro do Brasil, e o nosso compromisso é seguir trabalhando todos os dias para fortalecer ainda mais essa conquista. Garantir segurança para os mais de 8 milhões de catarinenses é uma missão permanente do nosso governo”, afirmou.
Além da expressiva redução nos homicídios, o mês de setembro também registrou quedas significativas em outros indicadores criminais. Os crimes de roubo diminuíram 24,2%, os furtos caíram 16,9% e os casos de estelionato, 11,7%. Houve ainda redução de 12,6% nas ocorrências de violência doméstica e de 54,3% nos roubos de veículos em comparação com setembro de 2024.