Santa Catarina reafirmou sua condição de Estado mais seguro do país ao garantir, pelo sétimo ano consecutivo, a primeira colocação no pilar Segurança Pública do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Além disso, pelo nono ano seguido, o Estado assegurou a segunda colocação geral na avaliação nacional.
Para o governador Jorginho Mello, o resultado demonstra o protagonismo catarinense e é reflexo da união de esforços de todos os setores da sociedade.
“Reduzir a violência é uma condição fundamental para um Estado cada vez mais competitivo, por isso volto a dizer que estamos no caminho certo, investindo forte na segurança, gerando oportunidades e promovendo qualidade de vida para a nossa população”, afirmou.
O levantamento aponta que Santa Catarina se manteve em 1º lugar em Segurança Patrimonial, em 2º lugar em Segurança Pessoal e subiu do 7º para o 4º em Presos sem Condenação. O Estado também continua líder no indicador Qualidade da Informação de Criminalidade.
O secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, destacou a relevância das forças policiais e do Corpo de Bombeiros Militar no desempenho obtido. Segundo ele, o apoio institucional e financeiro do governo estadual tem sido determinante para reforçar efetivos, equipamentos e qualificação.
Além da liderança em Segurança Pública, Santa Catarina conquistou o 1º lugar no pilar Capital Humano, o 2º em Educação e Sustentabilidade Social, o 3º em Potencial de Mercado e o 4º em Infraestrutura.
Municípios em destaque
No Ranking de Competitividade dos Municípios, São Bento do Sul foi o grande destaque catarinense no pilar Segurança Pública, alcançando o 4º melhor desempenho do país e subindo 114 posições em relação à edição anterior. O município lidera o indicador de mortes por causas indeterminadas e ocupa a 3ª colocação em mortes violentas intencionais.
Florianópolis também se manteve, pelo terceiro ano consecutivo, como a cidade mais competitiva do Brasil, com destaque para a liderança no pilar de Inovação e Dinamismo Econômico e a 3ª posição em Capital Humano.
Outros municípios catarinenses também figuram entre os mais competitivos do país: Jaraguá do Sul (12ª posição), Blumenau (14ª), São Bento do Sul (20ª) e Criciúma (23ª). Ao todo, nove municípios do Estado estão entre os 20 melhores da Região Sul.
Sobre o ranking
Realizado há 14 anos, o Ranking de Competitividade dos Estados avalia as 27 unidades federativas a partir de 99 indicadores distribuídos em dez pilares temáticos fundamentais para a gestão pública. O levantamento é conduzido pelo CLP, em parceria técnica com a Tendências e a Seall.