SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
16
16ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Serra Alta

Polícia Civil orienta idosos de Serra Alta sobre golpes virtuais

Palestra abordou segurança digital, direitos previstos no Estatuto do Idoso e estratégias de prevenção contra crimes cibernéticos

Felipe EduardoPor Felipe Eduardo
22/07/2025 20:58Atualizado há cerca de 2 meses
WhatsappFacebook
Polícia Civil orienta idosos de Serra Alta sobre golpes virtuais
Idosos de Serra Alta aprendem a se proteger de golpes virtuais (Foto: Polícia Civil)

Nem só de histórias vive a melhor idade, agora eles também falam de cibersegurança. Foi com atenção redobrada e muita curiosidade que os idosos de Serra Alta participaram, nesta terça-feira (22), de uma palestra promovida pela Polícia Civil de Santa Catarina durante o Encontro de Idosos do município.

Com linguagem acessível e orientações práticas, o Delegado Éder Matte e o agente de Polícia André Lima conduziram a conversa sobre um tema cada vez mais atual, os golpes aplicados por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais, que têm causado prejuízos consideráveis, especialmente entre pessoas mais velhas.

Publicidade

Durante o encontro, os policiais apresentaram dicas de segurança digital, exemplos de situações reais e formas eficazes de se proteger contra esse tipo de crime patrimonial. Além disso, reforçaram a importância da prevenção e da denúncia como ferramentas essenciais para combater os criminosos.

O conteúdo da palestra foi além do universo digital. Os participantes também receberam informações sobre o Estatuto do Idoso, com destaque para os direitos garantidos por lei, os canais de denúncia e os procedimentos que devem ser adotados caso sejam vítimas de crimes — cibernéticos ou não.

Segundo o delegado Éder Matte, encontros como esse valem ouro para a segurança pública.

"Quando os idosos entendem os riscos e sabem como reagir, tornam-se menos vulneráveis e ainda ajudam a proteger suas famílias e vizinhos. São verdadeiros multiplicadores de informação."

A Polícia Civil destaca que ações educativas como essa fortalecem os laços com a comunidade e ajudam a reduzir a ocorrência de crimes, principalmente os que têm como alvo as pessoas mais vulneráveis.