Rádio Centro Oeste

Polícia Civil orienta idosos de Serra Alta sobre golpes virtuais

Palestra abordou segurança digital, direitos previstos no Estatuto do Idoso e estratégias de prevenção contra crimes cibernéticos

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
22/07/2025, 20:58
Atualizado há 2 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Idosos de Serra Alta aprendem a se proteger de golpes virtuais (Foto: Polícia Civil)Idosos de Serra Alta aprendem a se proteger de golpes virtuais (Foto: Polícia Civil)

Nem só de histórias vive a melhor idade, agora eles também falam de cibersegurança. Foi com atenção redobrada e muita curiosidade que os idosos de Serra Alta participaram, nesta terça-feira (22), de uma palestra promovida pela Polícia Civil de Santa Catarina durante o Encontro de Idosos do município.

Com linguagem acessível e orientações práticas, o Delegado Éder Matte e o agente de Polícia André Lima conduziram a conversa sobre um tema cada vez mais atual, os golpes aplicados por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais, que têm causado prejuízos consideráveis, especialmente entre pessoas mais velhas.

Durante o encontro, os policiais apresentaram dicas de segurança digital, exemplos de situações reais e formas eficazes de se proteger contra esse tipo de crime patrimonial. Além disso, reforçaram a importância da prevenção e da denúncia como ferramentas essenciais para combater os criminosos.

O conteúdo da palestra foi além do universo digital. Os participantes também receberam informações sobre o Estatuto do Idoso, com destaque para os direitos garantidos por lei, os canais de denúncia e os procedimentos que devem ser adotados caso sejam vítimas de crimes — cibernéticos ou não.

Segundo o delegado Éder Matte, encontros como esse valem ouro para a segurança pública.

"Quando os idosos entendem os riscos e sabem como reagir, tornam-se menos vulneráveis e ainda ajudam a proteger suas famílias e vizinhos. São verdadeiros multiplicadores de informação."

A Polícia Civil destaca que ações educativas como essa fortalecem os laços com a comunidade e ajudam a reduzir a ocorrência de crimes, principalmente os que têm como alvo as pessoas mais vulneráveis.

Ouça ao vivo