
O motorista envolvido em um incidente, repassou uma nota pública para esclarecer as circunstâncias do acidente de trânsito ocorrido na manhã do dia 3 de novembro de 2025, no município de Romelândia (SC), que resultou na morte de um animal de estimação.
Na nota, ele afirma lamentar profundamente o ocorrido e nega que tenha agido com negligência ou omissão de socorro. “Lamento profundamente o ocorrido e não sou indiferente à dor daqueles que perderam um ser tão querido. Porém, diante da campanha difamatória nas redes sociais, venho esclarecer circunstâncias que foram omitidas ou distorcidas”, escreveu.
Segundo o condutor, os animais não eram visíveis na via no momento da colisão, o que teria impossibilitado evitar o acidente, destacando ainda que parou o carro imediatamente e prestou socorro, acionando um veterinário que compareceu ao local.
“Chamei o profissional às 11h06, um minuto após o acidente, que ocorreu às 11h05. Os tutores dos cães sabem disso, mas omitiram essa informação nas postagens, me acusando de omissão de socorro”, declarou.
O ocupante do veículo também destacou que é tutor também e que “jamais praticaria qualquer ato de maus-tratos”, classificando o episódio como “uma fatalidade”. Ele atribui a causa do acidente ao fato de que os cães estavam deitados na pista de rolamento, o que, segundo ele, configura falha na guarda por parte dos tutores.
O homem cita ainda a Lei Estadual nº 19.513/2025, que proíbe que cães tenham livre acesso às ruas sem acompanhamento. “A responsabilidade primária pela guarda do animal é do seu tutor. O acidente ocorreu em razão da negligência do próprio tutor e em desrespeito à lei”, disse.
Na declaração, o envolvido repudiou o que chamou de “campanha de difamação e linchamento virtual”, afirmando que adotará medidas judiciais contra quem publicou ou compartilhou acusações que, segundo ele, ferem sua honra. “Confio que, perante o Poder Judiciário, e amparado pela verdade e pela lei, os fatos serão esclarecidos”, concluiu.