VÍDEO: Ultrapassagem proibida quase provoca tragédia
Profissional foi demitido após as manobras serem divulgadas
Por pouco uma tragédia. Assim resume-se a atitude de um caminhoneiro da empresa Inpasa, ao tentar ultrapassar duas carretas bitrem na rodovia BR-163. A atitude colocou em risco a segurança dele e dos demais usuários do trecho.
Na imagem gravada, é possível ver que o condutor inicia a ultrapassagem em trecho permitido por lei, porém, em seguida inicia-se o trecho proibido e um pequeno aclive, o que mostra claramente a dificuldade da carreta em não conseguir finalizar a manobra.
Com isso, o motorista “desiste” e volta à faixa à qual não deveria ter saído. Nesse tempo, quatro carretas bitrens e uma motocicleta tiveram que ir ao acostamento da pista contrária para evitar uma colisão frontal.
Nota oficial
Nesta sexta-feira (30), a Inpasa que possui duas unidades no Paraguai e três no Brasil, e é considerado o maior produtor de Etanol de milho da América Latina, publicou em seu site oficial uma nota repudiando a situação.
“A Inpasa Brasil, vem a público manifestar seu repúdio ao ato de extrema imprudência no trânsito, cometido por um dos transportadores terceirizados que prestam serviços à nossa empresa. Esse comportamento vai contra os valores e princípios que defendemos, e coloca em risco a segurança de todos os envolvidos. Não toleramos, sob nenhuma circunstância, condutas que coloquem em risco a integridade física e a vida das pessoas. Desde 2022, possuímos uma frota terceirizada que leva combustível a todas as partes do país, contando com mais de 300 caminhões.
Já tomamos as providências necessárias, inclusive com a exigência de afastamento imediato do motorista por parte da transportadora. Contribuímos com os órgãos de trânsito para as sanções devidas. Sempre prezamos pela segurança e pelo respeito às normas de trânsito, e estamos investindo alto em tecnologia de monitoramento, a fim de acompanhar, em tempo real, toda a movimentação da frota.
Agradecemos a todos que contribuíram com a rápida identificação do ocorrido. Esperamos que todos os nossos parceiros nos ajudem a zelar pelos anos de trabalho na construção de uma trajetória sólida e transparente.“