Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Seca afeta União do Oeste e prefeitura intensifica abastecimento

Para minimizar os efeitos e garantir água, prefeitura tem usado caminhões-tanque

Gilmar Bortese
Por Gilmar Bortese
07/03/2025, 17:24
Atualizado há cerca de 2 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram

A grave estiagem que atinge o Oeste de Santa Catarina tem causado sérios impactos em diversas cidades da região, e União do Oeste já sente essa crise hídrica. A falta de chuva tem gerado sérias dificuldades para as atividades agrícolas e pecuárias, afetando principalmente os produtores rurais. Para minimizar os efeitos da seca e garantir que as propriedades sejam atendidas, a prefeitura tem intensificado o abastecimento de água para os moradores do campo, utilizando caminhões-tanque.

O prefeito Everaldo Casonatto explicou que, devido à escassez de água, a Administração Municipal tem se empenhado ao máximo para garantir que os produtores rurais recebam o necessário para continuar suas atividades. “Estamos realizando o abastecimento com caminhões-tanque para garantir que os produtores consigam atender suas necessidades básicas de água. Sabemos que sem a água, as atividades produtivas ficam comprometidas, e a prefeitura não medirá esforços para apoiar nossos agricultores nesse momento tão difícil”, afirmou Casonatto.

A falta de água trouxe impactos em outros serviços. De acordo com o prefeito, devido ao uso dos tanques para transporte de água, a distribuição de dejetos suínos, foi temporariamente suspensa. Os tanques passaram por um processo de lavagem e higienização para poder levar água potável as propriedades.

“Infelizmente, a suspensão temporária dos serviços de distribuição de dejetos suínos tem gerado dificuldades, mas é necessário priorizar o abastecimento de água para as propriedades rurais. Estamos trabalhando para que, assim que possível, o serviço de distribuição de dejetos seja retomado, mas a urgência da água neste momento exige nossa total atenção”, explicou Casonatto.

Ouça ao vivo