Rádio Centro Oeste

Como o SLA entre marketing e vendedores pode melhorar suas vendas?

Nem toda empresa consegue unir as áreas de Marketing e Vendas e muitas vezes a falha está na comunicação.

08/04/2025, 12:13
Atualizado há cerca de 2 meses
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Por Vanderlei Feldmann
Como o SLA entre marketing e vendedores pode melhorar suas vendas? (Foto: Vanderlei Feldmann)Como o SLA entre marketing e vendedores pode melhorar suas vendas? (Foto: Vanderlei Feldmann)

Nem toda empresa consegue unir as áreas de Marketing e Vendas e muitas vezes a falha está na comunicação. Porém esses dois setores precisam trabalhar em conjunto, isso porque são dois times com um objetivo em comum: gerar mais resultados.

Outro problema comum é quando as equipes trabalham sem definições ou metas específicas para completar missões e resolver empecilhos. Nesses dois casos é possível solucionar o problema pelo conceito nomeado SLA (service Level Agreement) ou Acordo de Nível de Serviço.

O SLA funciona como um acordo entre empresa e cliente, ou diferentes áreas de uma empresa. Hoje nesse exemplo ele é um documento que contém prazos, metas e responsabilidades de cada lado, seja focado no cliente ou internamente.

Esse acordo traz as responsabilidades e expectativas de cada time, especialmente em relação à quantidade e qualidade dos Leads passados de Marketing para Vendas e os passos do time Comercial no follow-up daqueles Leads. Mas como fazer?

Comece definindo quais são as etapas do seu funil, ou seja, se o lead foi gerado no site ou pelo vendedor, e de que forma ele segue sendo atendido se é por uma equipe específica, ou se antes receberá conteúdo através do setor de marketing. 
Para continuar a criação do seu SLA, é importante que seja feito um cálculo para as metas. 

Nesse sentido, é muito importante estipular metas para cada etapa, e não só uma meta de vendas ou de faturamento. 

Depois, é essencial que seja definido como será a passagem dos Leads para o time de Vendas:

- Haverá integração de ferramentas de marketing e vendas?
- Quais são os critérios definidos para barrar leads em cada etapa do seu funil?
- Defina uma rotina de revisão dos critérios de passagem de Leads.

O alinhamento de expectativas é capaz de evitar conflitos e ainda reafirma o alinhamento de objetivos bem como resultados de uma empresa! Boas vendas!

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Entre em contato!

Faça uma excelente semana!
Até breve!
Forte abraço, boas vendas e $uce$$o! 🚀

Adm. Vanderlei Feldmann (CRA/SC 10726)
Feldmann Assessoria em Gestão Comercial 
Estúdio Vendas (CRA/SC 3388 - J)
Insta: @vfeldmann
Contatos e Redes Sociais: https://linktr.ee/vfeldmann
Missão: "Ajudar pessoas e empresas a vender mais e melhor, transformando vidas!"

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