Conheça a Teoria do Balde Furado e saiba o que ela tem a dizer sobre seus clientes!
Se você lê meu conteúdo semanalmente já sabe que reter um cliente custa de 5 a 7 vezes menos do que adquirir um novo.

Se você lê meu conteúdo semanalmente já sabe que reter um cliente custa de 5 a 7 vezes menos do que adquirir um novo. Conseguir manter clientes ativos diminui muitos gargalos que podem estar atrapalhando seu setor comercial.
A Teoria do Balde Furado, explica muito bem essa situação. Pense que a sua empresa é um balde que precisa ser preenchido com água, o consumidor. Porém, esse balde possui furos, que representam os clientes que estão saindo do seu negócio.
Se você não consertar esses furos, por mais que despeje mais água (invista em aquisição), o balde nunca permanecerá cheio.
Mas como identificar e corrigir os furos no seu balde? Ou melhor, empresa? Comece analisando os pontos de contato e descubra onde os clientes estão desistindo do seu produto ou serviço.
Um dos motivos que faz um cliente trocar de vendedor é perceber que não existe valor naquilo que é oferecido. Para isso, uma estratégia é personalizar o atendimento com base em dados e histórico do cliente sem contar a existência de um suporte proativo e eficiente, resolvendo problemas antes que se tornem motivo de cancelamento.
Criar razões que façam os clientes ficarem também se encaixa como estratégia. Isso inclui programas de recompensas e gamificação, benefícios exclusivos para clientes antigos. Mas se seu produto ou serviço não atende às expectativas, você inevitavelmente perderá clientes, por isso, coletar feedbacks pode ser uma ótima saída para os furos do seu balde.
Importante: resolva rapidamente problemas críticos apontados pelos cliente e facilitar processos no momento da compra ou do contato são pontos essenciais para fidelização.
Boas Vendas!
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Adm. Vanderlei Feldmann (CRA/SC 10726)
Feldmann Assessoria em Gestão Comercial
Estúdio Vendas (CRA/SC 3388 - J)
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Missão: "Ajudar pessoas e empresas a vender mais e melhor, transformando vidas!"