Governo Federal faz alteração que beneficia produtores de leite

Resolução de 2022 foi revogada, aumentando a taxação na importação de leite

Felipe Eduardo Zamboni
Por Felipe Eduardo Zamboni
16/08/2023, 18:59
Atualizado há 9 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Produtores de leite estão sentindo no bolso a queda do preço do leite (Foto: Felipe Eduardo Zamboni)Produtores de leite estão sentindo no bolso a queda do preço do leite (Foto: Felipe Eduardo Zamboni)
PublicidadePublicidade

Foi aprovada pelo Governo Federal nesta terça-feira (15) a revogação da resolução da alíquota do imposto para a importação de produtos lácteos no Brasil. A alteração passa de 12% para 18% a taxação, já que com a decisão tomada no ano passado, se tornava mais vantajoso comprar de países como Argentina e Uruguai.

A informação foi repassada pelo deputado estadual Fabiano da Luz (PT) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Os produtores de Santa Catarina estão sofrendo com a queda do valor pago pelo litro de leite nos últimos meses. Em julho deste ano o preço médio foi de R$2,50, enquanto no ano passado era pago em média R$3,04 no mesmo mês.

O deputado, que também é autor do projeto de lei "Mais Leite, Mais Renda", as mudanças irão proteger os produtores catarinenses.

“Em Santa Catarina, precisamos de políticas públicas para amenizar essas crises, que também são agravadas por outros fatores, como a entressafra. Porém, no curto prazo, essa alteração do governo federal é muito importante. No ano passado, essa resolução que está sendo revogada agora fez aumentar em 180% a importação, reduzindo o preço para quem produz em SC”, complementa Fabiano.

Em 2023, entre os meses de janeiro e junho, foram importados 137,9 milhões de quilos de produtos lácteos, quando no ano passado o número era de 49 milhões. Os dados são do Boletim Agropecuário da Epagri.

Relacionadas: