Rádio Centro Oeste

Preta Gil morre aos 50 anos nos EUA durante tratamento contra câncer

Cantora enfrentava a doença desde janeiro de 2023, ela estava em Nova York em busca de terapias experimentais

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
21/07/2025, 00:38
Atualizado há 4 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Preta Gil enfrentava o câncer desde janeiro de 2023 (Foto: Reprodução/Internet)Preta Gil enfrentava o câncer desde janeiro de 2023 (Foto: Reprodução/Internet)

Faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, a cantora Preta Gil, vítima de complicações decorrentes de um câncer no intestino. Ela estava nos Estados Unidos, onde realizava um tratamento experimental após a doença ter retornado em outras regiões do corpo.

Preta Gil enfrentava o câncer desde janeiro de 2023. Inicialmente, foi submetida a sessões de quimioterapia e radioterapia no Brasil, além de uma cirurgia para a remoção de tumores realizada em agosto de 2024.

Apesar dos esforços da equipe médica e da resposta inicial positiva ao tratamento, a artista voltou a enfrentar a doença em estágio mais avançado, o que a levou a buscar novas alternativas nos Estados Unidos.

Nos últimos meses, ela estava hospedada em Nova York e se deslocava frequentemente até Washington, onde seguia um protocolo experimental em um centro médico especializado.

Nascida no seio de uma das famílias mais emblemáticas da música brasileira, Preta era filha de Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa. Apesar de ter iniciado sua trajetória profissional como produtora e publicitária, foi aos 29 anos que decidiu seguir carreira como cantora. Seu álbum de estreia, Prêt-à-Porter, lançado em 2003, trouxe o hit "Sinais de Fogo", que a consolidou no cenário musical nacional.

Preta Gil também foi um símbolo de representatividade e autenticidade. Ao longo de sua carreira, se destacou pela defesa da diversidade, do respeito ao corpo e pela liberdade de expressão.

Relacionadas:

Ouça ao vivo