SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
16
16ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Curiosidade

Fenômeno conhecido como "demônio de poeira" intriga comunidade

Apesar da semelhança, redemoinhos são diferentes de tornados

Henrique PauloPor Henrique Paulo
20/11/2024 20:50Atualizado há 10 meses
WhatsappFacebook
Fenômeno conhecido como "demônio de poeira" intriga comunidade
Flagrante aconteceu no Paraná (Foto: Divulgação)

Na tarde de terça-feira (19), um "demônio de poeira", também conhecido como dust devil, foi registrado em Cianorte, no Paraná, surpreendendo quem estava por perto. O fenômeno foi filmado em uma área de vegetação próxima a uma rodovia, em um dia com céu limpo, o que tornou o redemoinho ainda mais impressionante.

Segundo meteorologistas, o surgimento acontece quando há uma grande diferença de temperatura entre o solo quente e o ar mais frio, o que cria correntes de ar ascendentes. Além disso, eles podem surgir em locais atingidos por queimadas. Embora possam ocorrer a qualquer época do ano no Brasil, são mais comuns no final do inverno e na primavera, principalmente em regiões secas e quentes.

Apesar de visualmente parecidos, os dust devils não são tornados, sendo sinistros distintos. Enquanto os "pés-de-vento" possuem velocidade de até 100 km/h e duram poucos minutos.

Publicidade