
Estudantes de todo Brasil participaram neste domingo, dia 13, do primeiro dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2022. Os inscritos realizaram exames de linguagens e ciências humanas, além da redação com o tema: "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Atualmente, grande parte das instituições utilizam a pontuação do Enem para aceitar novos ingressos.
O presidente da Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc) e diretor da Horus Faculdades em Pinhalzinho, César Lunkes, explica a importância da nota conforme o objetivo do aluno.
“É uma grande oportunidade pro aluno que está concluindo o ensino médio, acessar diversos programas de incentivo nas instituições. Então, dependendo do objetivo do aluno, vale a pena se dedicar para obter uma boa nota e concorrer as oportunidades como o Prouni, Fies e Sisu em universidades Federais”, explica.
Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) as provas são corrigidas usando um modelo matemático chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI). O segundo dia do Enem 2022, ocorre domingo, 20 de novembro, com as provas de matemática e ciências da natureza.
A estudante da terceira série do ensino médio na E.E.B José Marcolino Eckert em Pinhalzinho, Caroline Klunk, de 18 anos, realiza a prova cidade de Maravilha, onde participa desde 2020.
Caroline Klunk tem 18 anos, e concluí o ensino médio neste ano. (Foto: Arquivo Pessoal)
“Considero as provas com questões extensas e exige muita da nossa atenção. Este ano o tema da redação não era o que eu esperava, porém, muito importante para o contexto brasileiro. Com essa nota do Enem meu sonho é ingressar em uma universidade Federal”, disse.