TRE-SE emite comunicado sobre incidente com candidato a prefeito da região

Fato aconteceu em Caxambu do Sul no início desta semana

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
02/10/2024, 09:20
Atualizado há 3 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Casa do candidato foi alvo de tiros (Foto: Divulgação)Casa do candidato foi alvo de tiros (Foto: Divulgação)

Na última segunda-feira (30) a casa de um candidato a prefeito no município de Caxambu do Sul foi alvo de disparos com arma de fogo. Ao menos 10 tiros atingiram o imóvel onde havia uma reunião política no momento. Mesmo sem ninguém ter se ferido, o caso assustou a comunidade e chamou a atenção em toda a região.

Diante dos fatos, a desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, presidente do TRE-SC, emitiu uma nota manifestando o posicionamento do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Confira a nota na íntegra.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina lamenta o recente episódio ocorrido no município de Caxambu do Sul, envolvendo candidato à eleição majoritária, e condena de forma veemente qualquer ato de violência dirigido à integridade do processo eleitoral e a seus atores. De imediato, foram implementadas medidas de apoio à jurisdição local, de responsabilidade da 70ª Zona Eleitoral, com sede em São Carlos, que está atenta ao andamento do caso. A Polícia Civil foi acionada e já investiga o ocorrido, bem como a Polícia Militar age no âmbito de sua competência. Em nível estadual, o Gabinete de Pronta Resposta, que reúne as Forças de Segurança, monitora todas as situações atípicas que possam desestabilizar o pleito vindouro. Destaca-se, contudo, que se trata de fato isolado, em nada afetando o ambiente pacífico em meio ao qual as campanhas têm se desenvolvido em todo o estado. A Justiça Eleitoral catarinense reafirma a confiança em eleições ordeiras, continuada característica de Santa Catarina, que preservem o saudável jogo democrático.

As eleições municipais de 2024 ocorrem no próximo domingo, quando mais de 155,9 milhões de eleitores devem ir às urnas escolher prefeitos, vices e vereadores.

Relacionadas:

Ouça ao vivo