Aeronaves chinesas podem impulsionar aviação regional em SC, que terá 23 aeroportos operacionais
Secretário Beto Martins defende subsídios estaduais e criação de empresa aérea voltada à realidade catarinense.

Aeronaves chinesas poderão ser utilizadas na aviação regional em Santa Catarina. Em breve, o estado terá 23 aeroportos em condições de utilização, inclusive o de Pinhalzinho que recebeu a licença ambiental para implantação.
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, considera desafiador o cenário, em virtude das condições financeiras das companhias aéreas brasileiras. Azul deixou de operar em 25 aeroportos no país, inclusive em Santa Catarina. Beto Martins enfatiza que o Estado deverá dar suibsidio e condições para criação de empresa que atenda exclusivamente a realidade regional catarinense.
- Não é algo que nascera da noite para o dia. Estamos trabalhando de forma intensa na construção desse projeto. Não temos como contar com as companhias aéreas tradicionais, já que elas não têm os perfis de aeronaves para atender essa aviação, por os aviões em qualquer aeroporto do nosso estado. Partimos para a busca de empresas que pudesse ter uma aeronave que pudesse atender o perfil que buscamos para Santa Catarina. Temos três propostas na mesa, uma delas é da China. Já conhecemos a fábrica, conhecemos o avião que tem capacidade para 17 lugares e que estaria preparada para operar em todos os aeroportos do estado – explica.