
A infraestrutura de transportes de Santa Catarina precisará receber R$57 bilhões em investimentos entre 2026 e 2029 para atender às demandas da indústria catarinense. A projeção integra a Agenda Estratégica para Infraestrutura e Transporte, apresentada nesta terça-feira (2) pela Federação das Indústrias (FIESC). O documento reúne as necessidades de cada modal, indica as obras prioritárias e destaca que 75% dos recursos deverão ser aportados pela iniciativa privada.
O presidente da FIESC, Gilberto Seleme, afirma que o valor necessário representa um grande desafio, especialmente diante da escassez de recursos públicos e da falta de previsibilidade orçamentária. A situação é ainda mais delicada nos projetos que dependem da União.Segundo Seleme, é necessária uma mobilização ampla.
“Precisamos fazer um grande esforço e unir toda a sociedade catarinense, as entidades empresariais, o executivo e nossos parlamentares para uma grande mobilização em prol da melhoria da nossa infraestrutura. Esse é um tema estratégico, que hoje afeta negativamente todos os setores econômicos, comprometendo a competitividade do estado, a geração de emprego e renda e o desenvolvimento socioeconômico catarinense”, destacou.
As rodovias concentram a maior parcela dos investimentos previstos, totalizando R$ 40,2 bilhões dos R$ 57 bilhões estimados. A necessidade de recursos por modal é a seguinte:
Rodoviário: R$40,2 bilhões
Ferroviário: R$9,9 bilhões
Aquaviário: R$4,89 bilhões
Dutoviário: R$873,1 milhões
Aeroviário: R$991,9 milhões
A iniciativa privada deve ser responsável por R$42,6 bilhões desse total. Entre os investimentos empresariais previstos estão a ampliação dos Portos de Navegantes e de Itapoá, além de parcerias público-privadas como a dragagem e o aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga. Também entram nessa conta os aportes em rodovias como BR-101 Norte e Sul, BR-116, e em aeroportos concessionados, como os de Florianópolis e Jaguaruna.
A origem total dos investimentos é distribuída da seguinte forma:
Federal: R$ 6,2 bilhões
Estadual: R$ 7,96 bilhões
Municipal: R$ 194,4 milhões
Privado: R$ 42,6 bilhões
Entre as prioridades listadas pela FIESC estão a conclusão das duplicações das rodovias BR-470 e BR-280, consideradas fundamentais para o desenvolvimento logístico do estado. Também aparecem como urgentes a manutenção das rodovias federais, a adequação de capacidade das BRs-282 e 163, além da finalização da BR-285.
A entidade reforça que a previsibilidade de recursos é essencial para garantir a execução adequada das obras e o cumprimento dos prazos estabelecidos.



