
















A Casan iniciou um novo contrato para modernizar e ampliar o monitoramento de indicadores como pressão, volume, vazão e nível em 80 municípios do estado. Entre as cidades contempladas está Pinhalzinho, que passa a contar com equipamentos instalados em pontos estratégicos para melhorar o controle do sistema. Ao todo, serão 450 pontos de monitoramento de pressão, 135 de vazão e 42 de nível de reservatório.
Segundo a chefe da Divisão de Combate a Perdas de Água, Sheila Kusterko, os equipamentos funcionam com bateria e ficam instalados junto aos cavaletes, no caso da medição de pressão. Sheila reforça que, se os moradores encontrarem os aparelhos, não se trata de fraude, mas de um dispositivo oficial da Casan. Os dados coletados são enviados a uma plataforma que gera gráficos e dispara alarmes automáticos em situações críticas, agilizando a atuação das equipes.
A tecnologia já era utilizada em outras regiões desde 2022. Com o novo contrato, ela foi expandida para todo o estado. As instalações já estão em operação no Oeste, Sul e Serra, e seguem em implantação no Vale do Itajaí e no Planalto Norte. A previsão é que todos os municípios contemplados estejam em operação plena até a segunda quinzena de dezembro.
(Foto: Casan)O reforço no monitoramento faz parte do Programa de Controle e Redução de Perdas de Água da Casan. Em 2024, a Companhia registrou índice de perdas de 36,28%, abaixo da média nacional de 40,31%. Até setembro de 2025, o índice caiu para 35,5%. Do total de 194 municípios atendidos, 73 já possuem índice abaixo de 30%, sendo 38 deles abaixo de 25%.
Pinhalzinho integra a lista de cidades do Oeste onde o sistema já está em operação, ao lado de Chapecó, Faxinal dos Guedes, Seara, Xanxerê, Xaxim, Descanso, Palmitos, Caibi, Catanduvas, Treze Tílias, Presidente Castello Branco, Dionísio Cerqueira, Ipuaçu e Quilombo.
A Casan destaca que o programa atua em diferentes frentes, desde o combate a vazamentos, com investimentos em setorização, pesquisa de perdas e válvulas redutoras de pressão, até a redução de perdas comerciais, com renovação de hidrômetros e combate a fraudes em ligações. As ações visam aumentar a eficiência do sistema e garantir melhor qualidade no abastecimento para a população.