O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, visitou na sexta-feira (10) as obras do elevado no entroncamento das BRs 282 e 158, em Maravilha, uma das obras mais aguardadas do Extremo Oeste. O projeto, que conta com R$38,4 milhões em recursos estaduais e R$3 milhões de contrapartida do município, já atingiu 80% de execução e entrou na fase de acabamento.
“Essa é uma obra emblemática, esperada há mais de 40 anos por quem vive e produz no Oeste catarinense. Estamos resolvendo o que ficou parado por décadas, estamos falando de vidas, de segurança e de desenvolvimento. O elevado de Maravilha é mais um exemplo de que o Estado investe pesado em infraestrutura e que as obras que estavam no papel agora estão virando realidade”, afirmou Jorginho Mello durante a visita.
As equipes trabalham atualmente na implantação da grama nos canteiros, instalação da rede de iluminação e colocação da sinalização viária — etapas finais antes da liberação completa do tráfego. A previsão é que até o fim de outubro toda a iluminação e as placas orientativas estejam concluídas.
“Estamos bem adiantados. Hoje o trânsito já flui pelas alças laterais e logo queremos liberar o tráfego na parte interna do elevado, o que vai permitir a aplicação da segunda camada de asfalto nas laterais. É uma obra executada dentro dos padrões do DNIT, muito bem planejada, e que vai transformar a mobilidade e a segurança na região”, explicou o secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper.
O novo elevado é uma obra estruturante, pois conecta dois dos principais eixos rodoviários de Santa Catarina, a BR-282, que liga o Litoral ao Oeste e à Argentina, e a BR-158, que cruza o estado no sentido Norte-Sul.
Durante décadas, o antigo entroncamento em formato de “T” funcionou sem iluminação e apresentava riscos constantes para o trânsito pesado. O novo modelo de trevo elevado oferece acessos seguros, maior visibilidade e fluidez no tráfego, eliminando os perigos de colisões frontais e laterais que marcaram a história do local.
Além de resolver um gargalo histórico, a obra também devolve continuidade ao traçado da BR-158, interrompido desde os anos 1970. Com a conclusão, o ponto passará a ter ligação direta com o contorno viário de Maravilha, conectando as BRs 282 e 158 à estrada de acesso a Bom Jesus do Oeste.