Um trágico ataque a tiros deixou duas crianças mortas e 17 pessoas feridas nesta quarta-feira (27) em uma igreja católica em Minneapolis, nos Estados Unidos. O atirador abriu fogo durante uma missa que marcava a primeira semana de volta às aulas, na Igreja da Anunciação, localizada ao sul da cidade.
As vítimas fatais tinham apenas 8 e 10 anos de idade. Entre os feridos, 14 são menores, sendo que dois permanecem internadas em estado crítico, conforme informou o chefe de polícia Brian O’Hara. O atirador tirou a própria vida no local.
Segundo o FBI, o caso está sendo investigado como um ato de terrorismo doméstico e crime de ódio motivado por intolerância religiosa contra católicos. Durante o ataque, dezenas de estudantes de uma escola católica anexa à igreja participavam da celebração.
O caso ocorre em meio a uma onda de episódios violentos em menos de 24 horas. Na terça-feira (26), um criminoso abriu fogo na entrada de uma escola de ensino médio, deixando uma pessoa morta e outras três feridas.
Casos de atiradores em ambientes educacionais americanos são registrados desde a década de 1960, mas se tornaram mais frequentes a partir do final dos anos 1990. Segundo o Instituto de Governo Rockefeller — centro de ensino e estudos políticos que monitora esses crimes —, já foram registrados 501 episódios semelhantes dentro e fora de instituições de ensino. Mais de 1.700 pessoas morreram nesses ataques.