Prefeitura pede troca de local de casinha colocada para cachorro de rua em Nova Erechim
A estrutura foi instalada por voluntárias da ONG Patinhas do Bem com o objetivo de proteger o animal do frio

Com a chegada do inverno e as baixas temperaturas dos últimos dias, cresce a preocupação com o bem-estar dos animais, especialmente aqueles em situação de abandono. Assim como os humanos, cães e gatos também sofrem com o frio, e a situação se torna ainda mais grave para os que vivem nas ruas, sem abrigo ou proteção.
Em Nova Erechim, o número de animais abandonados ainda é preocupante. Para amenizar esse cenário, a ONG Patinhas do Bem atua com o apoio de voluntários que doam tempo, recursos e cuidados para oferecer melhores condições aos animais de rua. Nesta semana, a entidade doou uma casinha de madeira para abrigar um cachorro abandonado nas proximidades do Posto de Saúde Municipal.
No entanto, segundo nota divulgada pela ONG, o Poder Público Municipal solicitou a retirada do abrigo. Confira um trecho da manifestação da entidade:
Nota da ONG Patinhas do Bem
“No dia 01/07/2025, a ONG Patinhas do Bem realizou a doação de uma casinha de madeira para as Voluntárias do Município de Nova Erechim. As voluntárias, que atuam incansavelmente em parceria conosco no cuidado e proteção dos animais da cidade, instalaram a casinha nas proximidades do Posto de Saúde, com o objetivo de oferecer abrigo a um cachorro em situação de rua.
No entanto, por solicitação do Poder Público Municipal, a casinha deverá ser recolhida do local.
Infelizmente, não temos estrutura disponível para acolher mais um animal no momento. Assim, o cachorro permanecerá nas ruas, sem abrigo, até que seja possível oferecer-lhe um local adequado.
Caso alguém possa oferecer lar temporário, nos chame que podemos auxiliar com ração e casinha!”
O que diz a prefeitura
Procurada para comentar sobre o caso, a responsavél pela Vigilância Sanitária, Bianca Morro, explicou que pediu para que a casinha fosse colocada em outro local, já que na frente da Unidade de Saúde, há um fluxo grande de pessoas.
“Pedimos para trocar de local, pois, a casinha está na frente do Posto de Saúde. Orientamos que a estrutura fosse colocada atrás da Unidade de Saúde, já que a nossa intenção não é prejudicar o cachorro. Como é uma casinha com coberto e tudo, fizemos o pedido para que mudassem de lugar e não deixassem na frente do posto, já que tem muita circulação de pessoas”, explica a fiscal.