Pinhalzinho celebra a Semana Nacional de Museus com juventude e memória cultural
Museu Histórico promove exposições que destacam a força jovem e a tradição local, conectando passado e futuro da comunidade.

Pinhalzinho mais uma vez fará parte da Semana Nacional de Museus, evento coordenado pelo Ibram que movimenta museus em todo o país. Em sua 23ª edição, o evento propõe reflexões sobre o futuro dos museus e destaca seu papel como agentes de transformação em comunidades dinâmicas e diversificadas, um tema que encontra eco direto nas ações do Museu Histórico da Capital da Amizade.
A mostra estará disponível de 12 a 16 de maio na EEB José Marcolino Eckert e, de 21 a 27 de maio, na EEB Vendelino Junges. Com uma programação especial, o museu local aposta no protagonismo juvenil e na valorização das expressões culturais da cidade.
Na temática Protagonismo Juvenil, a exposição “Mbojere Cultural: A Juventude Protagonizando a História de Pinhalzinho” contará a trajetória inspiradora dos estudantes da Escola José Marcolino Eckert na Olimpíada Cultural Mbojere. Durante o ano letivo de 2024, os jovens participaram de todas as fases do projeto, conquistaram a vitória na etapa brasileira e chegaram à final internacional na Argentina.
Outra atração imperdível é a exposição “Deixa de manha e vem brincar”, que mergulha no universo lúdico das crianças. O projeto apresenta ilustrações do artista pinhalense Richard Fernandez, além de uma mostra encantadora de brinquedos produzidos artesanalmente.
A exposição também estará aberta ao público de 12 de maio a 31 de julho no próprio Museu Histórico de Pinhalzinho.