Bancada do Norte aponta desafios e prioridades na passagem da Alesc por Mafra
Programa Itinerante do parlamento marca o retorno dos deputados após o recesso

A cidade de Mafra, no Planalto Norte de Santa Catarina, recebe nesta terça (5) e quarta-feira (6) as atividades do projeto Alesc Itinerante, que transfere temporariamente a sede da Assembleia Legislativa para diferentes regiões do estado com o objetivo de aproximar o Parlamento da população e ouvir as demandas locais.
Na abertura da programação, uma entrevista coletiva reuniu deputados estaduais e profissionais da imprensa local. O presidente da Alesc, deputado Júlio Garcia (PSD), destacou a importância da participação popular no projeto.
“A exemplo do que já aconteceu nas edições anteriores, que deram muito certo, o ponto alto da Alesc Itinerante é a participação da comunidade. A nossa expectativa é de que essa interação com a população, de modo especial pela bancada que representa a região no Parlamento, subsidie de forma efetiva nosso trabalho na Assembleia Legislativa”, afirmou.
Participaram da coletiva os deputados Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Antídio Lunelli (MDB), Fernando Krelling (MDB), Sargento Lima (PL), Matheus Cadorin (Novo), Maurício Peixer (PL) e Adilson Girardi (MDB). Os parlamentares integram a Bancada do Norte, grupo responsável por articular ações e reivindicações em favor da região.
Entre os principais temas abordados, destaque para investimentos em infraestrutura e saúde. O coordenador da Bancada, deputado Dr. Vicente Caropreso, reforçou que a realização da obra na Serra da Dona Francisca é uma das prioridades do grupo. Ele também mencionou outras demandas, como o término das obras do Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra, a inauguração da SC-477, ligando as BRs 116 e 280, e a duplicação da BR-280, no trecho entre a BR-101 e o Porto de São Francisco do Sul.
A pavimentação da SC-120, entre Canoinhas e Timbó Grande, também foi citada como obra estratégica para a região. O deputado Antídio Lunelli destacou que, apesar do alto custo, a obra está contemplada dentro dos programas do governo estadual.
Na área da saúde, os deputados Fernando Krelling e Sargento Lima ressaltaram os avanços e investimentos recentes, com ênfase na ampliação do hospital de Mafra e em repasses expressivos via emendas parlamentares, especialmente para o Hospital São José, de Joinville.
Outro ponto levantado foi a reivindicação de reparação histórica à região impactada pela Guerra do Contestado. O deputado Matheus Cadorin defendeu benefícios fiscais e citou dados que mostram a coincidência entre os municípios com menor IDH do estado e a área atingida pelo conflito.
A programação da Alesc Itinerante também inclui espaço para cerca de 30 entidades locais se manifestarem em tribuna. O deputado Maurício Peixer destacou que essa participação reforça o papel das entidades na identificação e encaminhamento das demandas da população.
As atividades em Mafra seguem até a quarta-feira, com sessões, debates e visitas a equipamentos públicos da região.